Pular para o conteúdo

CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS: Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas do RS

Não é só a Grande Porto Alegre que se destaca como grande centro urbano gaúcho. Nos últimos anos, mais uma Região Metropolitana  e duas Aglomerações Urbanas foram instituídas em nosso Estado. Vamos conhecê-las.

Conteúdos e mapas extraídos do Atlas Socioeconômico do RS.

Região Metropolitana da Serra Gaúcha –  A Região Metropolitana da Serra Gaúcha foi criada pela Lei Complementar nº 14.293 de agosto de 2013, sendo constituída pelos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, São Marcos, Nova Pádua, Monte Belo do Sul, Santa Teresa e Pinto Bandeira. Todos os municípios correspondiam à Aglomeração Urbana do Nordeste, criada em 1994, acrescida dos municípios de Ipê, Pinto Bandeira e Nova Roma do Sul. A RMSG apresenta como polo a cidade de Caxias do Sul, sendo o maior centro urbano da Região e segunda cidade mais populosa do Estado. A RMSG forma, com a RMPA, um eixo de ocupação de direção norte-sul com características econômicas muito dinâmicas. Em 2020, segundo as Estimativas de População, o conjunto dos 14 municípios conta com uma população de 864.018 habitantes.

Aglomeração Urbana do Sul criada em 1990, foi a primeira aglomeração instituída no Estado. Inicialmente era formada por Pelotas e Capão do Leão e, em dezembro de 2003, foram incluídos os municípios de Arroio do Padre, Rio Grande e São José do Norte. Conforme dados das Estimativas de População do IBGE, a Aglomeração Urbana do Sul apresenta, em 2020, uma população de 611.178 habitantes – 5,4% da população do RS. As cidades de Pelotas e Rio Grande formam uma área de concentração populacional, sendo que Pelotas, principalmente, caracteriza-se como centro regional importante com a presença de inúmeros serviços e equipamentos urbanos para o atendimento de toda a região sul do Estado.

Aglomeração Urbana do Litoral Norte – foi criada em 2004 e é formada pelos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório, Palmares do Sul, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá. Em 2020, conforme dados das Estimativas de População do IBGE, a região tem uma população total de 340.436 habitantes – 3,0% da população gaúcha. Essa região apresenta uma rede urbana hierarquizada, sendo as cidades de Capão de Canoa, Tramandaí e Osório as mais populosas. A Aglomeração possui característica de sazonalidade devido ao turismo de verão; entretanto, alguns municípios apresentaram significativo crescimento em sua população residente nas duas últimas décadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.