Pular para o conteúdo

Apresentação

Região Metropolitana de Porto Alegre (ou Grande Porto Alegre, ou RMPA) concentra, segundo estimativas para o ano de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4.363.827 habitantes, constituindo-se na quinta maior região metropolitana do Brasil e uma das 100 maiores aglomerações urbanas do mundo. É composta por 34 municípios gaúchos, constituindo extensão e surgimento vinculados à forte urbanização da Capital do Estado, Porto Alegre. Sua superfície é de 10.346 km² e sua densidade demográfica é de 417,31 hab/km².

A RMPA encontra-se em um processo intenso de conurbação e aglomeração de seus municípios, bairros e logradouros, formando assim uma contínua mancha urbana. Na RMPA, estão incluídos municípios do Vale dos Sinos (São Leopoldo e Novo Hamburgo, como exemplos), Encosta da Serra (Taquara, Ivoti, Dois Irmãos, Parobé), Vale do Caí (Montenegro, Capela de Santana), Região Carbonífera (São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Charqueadas) e das proximidades do Litoral (Santo Antônio da Patrulha).

Inicialmente composta por 14 municípios, foi criada pela lei complementar federal nº 14, de 8 de Junho de 1973. As alterações na composição dos municípios integrantes foram efetuadas por diversos meios legais do Executivo do Rio Grande do Sul.

Concentrando cerca de 40% da população gaúcha, os municípios da RMPA apresentam forte industrialização, além de centros comerciais, de ensino, militares e petroquímicos (entre outros setores), atraindo habitantes e visitantes de todo o Brasil. Os eventos de grande porte realizados na Grande Porto Alegre inserem a região no cenário internacional, tais como a Expointer, o Fórum Social Mundial e a Fenac. Locais de lazer, como os parques de Porto Alegre, o Zoo de Sapucaia e o Autódromo de Tarumã, em Viamão, possuem grande destaque, assim como o Pólo Petroquímico de Triunfo, a fábrica da General Motors, em Gravataí, e os estabelecimentos de Canoas (Base Aérea, REFAP e ULBRA).

No que diz respeito à parte morfológica, a RMPA apresenta grandes planícies e também diversas elevações isoladas. Reúne, em seu território, fragmentos das principais paisagens biogeográficas gaúchas, como as planícies dos pampas (em Eldorado, Santo Antônio, ...), Mata Atlântica (em morros isolados: Sapucaia do Sul, Gravataí, ...), paisagem litorânea (Praia de Fora, em Itapuã, Viamão) e Serras do Sudeste (morros da Zona Sul de Porto Alegre), além das várzeas do Gravataí e da borda do Planalto Meridional, entre outros.

Municípios integrantes em 2021: