Pular para o conteúdo

RESUMO

Resumo

Porto Alegre, Capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul, apresenta um grande conjunto de potencialidades socioeconômicas e culturais, que, nas últimas décadas do século XX, estenderam-se aos municípios vizinhos, formando um grande complexo geográfico e populacional, a Região Metropolitana de Porto Alegre (conhecida também pela sigla de RMPA), que, em 2015, engloba 34 municípios. O presente trabalho consiste em mostrar os principais aspectos da contemporaneidade da região, desde sua formação, característica, até a abordagem de seus problemas, sugerindo soluções e promovendo a valorização de seu espaço. Apresenta, de forma acessível e didática, uma introdução baseada em suas potencialidades sociais e econômicas, detendo-se a uma Geografia humana e urbana,  no contexto do trabalho.

Palavras chave: Porto Alegre. RMPA. Região Metropolitana. Geografia Urbana. Aspectos.

Origens do projeto

Em uma graduação de Geografia, no ano de 2008, o autor deste projeto (o geógrafo Murilo de Carvalho Góes) foi orientado pelo Professor e Mestre Rafael Lacerda Martins (ao qual agradecemos a sugestão e parceria) para a construção deste trabalho. No entanto, por motivos técnicos, o projeto ficou engavetado por Murilo por mais de dez anos. Agora, está sendo retomado e atualizado, para servir de ferramenta de consulta sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre.

A ideia do Grande Porto Alegre surgiu a partir de outro projeto produzido para a Internet na época, pelo geógrafo Murilo, o site Panorama Lavrense, ferramenta que supria a necessidade de informações sobre o Município de Lavras do Sul, na Região da Campanha.

Especializado na área de construção de material geográfico na Internet, o Autor lança esta mais nova ferramenta.